Observatório Alviverde

17/07/2015

INIMIGOS NA TRINCHEIRA!


Resultado de imagem para inimigos na trincheira








Serei, desta vez, em proporções maiores do que costumo, contundentemente franco, no que vou dizer. 

"Causa-me espanto (e asco) o comportamento de alguns setores da torcida do Palmeiras ".

Agem como inimigos na trincheira, atirando no clube e no time de todas as direções, por cima, por baixo, pela frente, pelos os lados, até, por trás.

Fique claro -muito claro- que não estou me referindo, exclusivamente, às organizadas, mas, também, à outros setores da torcida, que, em idênticas proporções, têm, também, culpa no cartório.

O fator desencadeante desse comportamento negativo, altamente danoso e prejudicial ao clube, não é de ordem intelectual. 

Quem desconhece que, entre todas as torcidas brasileiras, nenhuma reúne a egrégora de um QI superior como a torcida do Palmeiras! 

Ao dizer isto, não estou enfeitando o pavão, fazendo média e, muito menos, lançando palavras vazias e irresponsáveis nessa definição. 

A Internet prova, comprova, ratifica e consagra a veracidade de tudo o que afirmo.

A Leal -disparadamente- é a mais numerosa entre todas as torcidas que se manifestam pelas redes sociais e a que mais acessa os espaços internéticos de seu clube.  

O problema que relato é, na realidade, existencial, decorrente de muita vaidade, orgulho pessoal e do amor (im)próprio exacerbado de muitos palmeirenses. Em última análise, é um problema de mentalidade.

O comportamento desse segmento de palmeirenses, incoerente e surreal, pode ser definido por aquele amor doentio que sufoca e mata. 

A mídia, que há muitos anos sabe disso, oportunisticamente os usa e manipula, a fim de atingir os seus torpes objetivos de perseguição aos jogadores e de desconstrução, desmoralização e apequenamento do clube com amplo sucesso, por sinal. 

O objetivo final -quem não sabe- é o de eternizar o Palmeiras como um clube obscuro, sem títulos ou conquistas, mero partícipe de campeonatos!

Quem não percebe que a mídia (parte dela) quer retirar o Palmeiras da condição de protagonista, transformando-o em uma  nova Portuguesa de Desportos que, pelos mesmos motivos, perdeu o protagonismo a partir da segunda metade da década de 50 do século passado!

Interessante (ao mesmo tempo inexplicável) que esse vasto segmento de palmeirenses, supostamente inteligentes, aceita e põe em prática tudo o que manda ou propõe a mídia. 

Para alguns deles a palavra de tiranetes da opinião, tipo Jucas, Trajanos, Prados, e Rímolis da vida, (cujas opiniões enterraram o Palmeiras e o futebol brasileiro) tem significado importante e valor apostólico-evangélico. É o fim da picada!

Por isto os seguem carneiramente imaginando, talvez, que por ter o nome começando por J, que Juca seja Jesus! 

Esquecem-se, todos que Judas também começa com J, letra que, na maioria dos idiomas, tem valor de I, (I) de ignorante, idiota, imbecil e de tantas outras palavras similares!

Em razão de tudo isso, o torcedor palmeirense adquiriu um defeito mórbido, traduzido por uma mania cronicamente persecutória de implicar com os jogadores e perseguir os marcados implacavelmente até que deixem o clube.

Desnecessário ir tão longe para encontrar os exemplos, escolhidos assim: 

os inimigos palmeirenses da mídia apontam, 
os "paus mandados" da torcida, vaiam, 
os "Maria vai com as outras" apoiam, 
as organizadas ameaçam, 
os desavisados incentivam, 
o departamento de futebol os desprezam
e a diretoria os dispensa.

Quero citar três exemplos recentes. Márcio Araújo, Maicon Leite e o craque Valdívia.

Marcio Araújo nunca foi nenhum craque, mas, apenas, um bom jogador, compatível, até, com o elenco atual na qualidade de reserva. 

Trata-se de um jogador aplicado, eficiente, dedicado, disciplinado, bom de grupo, humilde e que raramente se contunde. 

No entanto, fizeram com ele no Palmeiras, tudo o que fizeram!

E Maicon Leite? 

Onde o ponta mais veloz do Brasil chega é sucesso, no futebol mexicano, em Recife, em qualquer lugar...

Em qualquer lugar, vírgula, menos no Palmeiras...

No Verdão, imbecis o rejeitam e proclamam (com orgulho?!?!?) que "a nossa camisa pesa", se esquecendo que o que realmente pesa é a perseguição e a intolerância que inibem qualquer atleta, por mais personalidade que tenha.

Sobre Valdívia eu, conforme prometi, não direi nada, mas, apenas e tão somente que se trata de uma perda irreparável, na medida em que não existe no futebol brasileiro e na América do Sul, um único jogador de sua qualidade.

É preciso acabar essa mentalidade de perseguição vigente no Palmeiras e que a torcida dê apoio amplo, total e irrestrito àqueles que vestem a nossa camisa.

É preciso criar um ambiente favorável a fim de que todos os jogadores possam render o que podem e sabem, de forma eficiente e satisfatória. 

Tudo isto eu estou dizendo porque reparo que a parte teimosa, incoerente, e inconsequente da torcida palmeirense já está preparando os novos cristos, que vão substituir a tantos que foram dispensados .

Tenho reparado que (é incrível, fantástico, extraordinário, inacreditável e impensável) já estão encontrando milhares de defeitos em Prass, um dos melhores goleiros em atividade no país.

Pior que isso, submetem-no a comparações esdrúxulas, estúpidas e absurdas com goleiros do passado e do presente.

Da mesma forma, já exigem a imediata promoção de Aranha, goleiro sem nenhuma identificação com o clube e que, sequer, deveria ter sido contratado, pois se trata de mais um para reivindicar uma posição que já tem dono e "secar" o titular. 

Outro em vias de fazer parte do grupo dos execrados é Leandro, desprezivelmente chamado de banana, mas um jogador de excelente potencial. 

Com as chegadas de Alecsandro e Barrios já está sendo relegado à condição de um jogador de péssima qualidade, quando se sabe que não é nada disso!

Quando será que o Palmeiras deixará de ter essa leva gigantesca de opiniões negativas a atormentá-lo e a atrapalhá-lo em seu dia a dia?

COMENTE COMENTE COMENTE