Observatório Alviverde

31/01/2014

KLEINA, desavisado, AJUDA A DESTRUIR VALDÍVIA!





A insistência de Kleina em escalar Valdívia sempre de cara, mesmo estando ele  fora de forma e sem seu melhor ritmo de jogo, não é de bom tom e nem uma atitude inteligente. -já dissemos isto por aqui- !

Todos sabemos das deficiências -exclusivamente de ordem física- do Mago, da mesma forma que conhecemos o seu incomensurável potencial técnico, tanto e quanto de sua condição -hoje- de melhor jogador em atividade no futebol brasileiro.

Kleina, ressalvado o seu esforço em recuperar um atleta semi-destruído por Felipão -o mais bronco, mais teimososo e o mais óbvio entre os treinadores que conheço- hostilizado e estigmatizado pelos manchados, -agora, estão mais contidos e melhorando a relação com Mago e com o time, isto é muito bom-  tem errado demais em sua ânsia de ter Valdívia em forma o mais breve possível.

Domingo passado em Sorocaba, levando pancada desde que o jogo começou e  jogando de 40 a 50% de seu potencial, ainda assim o chileno, cromou o espetáculo com seus lances geniais e inimitáveis, voltando a aplicar, até, o drible do peru, aquele em que ele roda com a bola e o seu marcador roda junto, sem conseguir alcançá-la.  

Ontem, porém, reconheça-se, melhor seria se Valdívia não tivesse sido escalado contra o time de Penápolis, ou, se fosse inevitável que ocorresse, ele deveria ter entrado, apenas, no segundo tempo, quando os jogadores do time interiorano estivessem cansados.

De qualquer forma, não consigo admitir e nem concordar com aqueles comentários mais afoitos, segundo os quais Valdívia, em má fase, terá de ir para o banco. 

Além do exagero na crítica, tais comentários, carregados de ignorância e maldade, não tem nenhum sentido, pois não há, repito, no futebol brasileiro nenhum jogador, hoje, mais categorizado do que o Mago. 

Por que fazer o jogo dos adversários e de parte considerável da mídia se Valdívia, que costuma arrebentar quando enfrenta os bambis, pode entrar, domingo, esmerilhar dar o brilho do cromo em mais uma vitória do Verdão.

Sei, não, mas creio que Valdívia economizou contra a Penapolense, para gastar tudo contra os bambis, domingo que vem!

@@@@@@@@@@

Vou falar pouco sobre Palmeiras 1 x 0 Penapolense.

Não disse que o time interiorano era bom?

Não disse que o jogo não seria um passeio, mas pedra dura em nosso caminho?

Pois fiquem todos sabendo que a boleirada palmeirense, visivelmente, literalmente, tirou o pé! Quem, afinal, queria ficar fora do "choque-rei"?

Kleina, como sempre, não jogou pra frente, mas não se pode dizer que tenha atuado covardemente.

Ele queria chegar com o time inteiro para o clássico!

Interessante é que o Palmeiras joga toda a quinta-feira, sem o mesmo tempo dos adversários em termos de recuperação e de preparação do elenco para os clássicos e jogos principais que ocorrem, na maioria das vezes, aos domingos.

Interessante é frisar que, nas vezes em que o Palmeiras participa das jornadas das quartas-feiras volta a atuar, na partida subsequente, nos sábados o que, nas mesmas proporções é igual. rigorosamente, igual!
Falta ao Palmeiras um trabalho e informação e supervisão mais atento e profissional.

Voltando ao Palmeiras x Penapolense, o capitão Prass, novamente, esteve ótimo. Falarei, a respeito de Wendell, depois, mas Lúcio, completamente sem velocidade e sem ritmo de jogo, deixa-me uma ponta de preocupação em relação ao clássico, principalmente se entrar em campo com ódio.

Juninho, desta vez, não contou com o golzinho salvador de jogos anteriores e, uma vez mais mostrou que, fora a aplicação, o interesse e o espírito de luta está um pouco abaixo de nossas demandas.

Já discorri sobre o Valdívia nota 5 de ontem, com a agravante de ter sido "fominha" em dois lances capitais! Foi substituído no intervalo pelo iluminado Marquinhoi Gabriel que viria fazer o gol da vitória e leva um 8.

A avaliação de Wesley é boa, 7,5, em contraste com a de Mazinho, abaixo de 4, o pior dos palmeirenses ontem no Pacaembu contra a Penapolense.

Mazinho foi substituido por Felipe Menezes, sem brilho, mas muito combativo, porém na média de suas atuações anteriores. Nota 6.

Leandro e Kardec, outra vez. não atuaram à altura de nossas necessidades e foram completamente dominados pela linha de zagueiros do time de Penápolis. 

Nem a partir de quando o time interiorano ficou com dez homens em campo, em razão da expulsão de Heleno, aos 41 do primeiro tempo, nem um n em outro mostrou produtividade. Com a chegada de Bruno César, acredito que essa dupla, se não perder a titularidade, vai se dividir.

Toda a vez que a dupla produz pouco, costumamos dizer que o meio de caempo não efetuou bem  a ligação, mas, ontem, as deficiências foram de Leandro, absolutamente improdutivo e sem inspiração e Kardec que se escondeu, completamente, do jogo.

Propositadamente, deixei para o final a análise de três jogadores, Wellington, Marcelo Oliveira e Wendell!

Wellington surpreendeu-me pelo poder de antecipação, pela excelente entrega de bola, pela aplicação e disciplina tática, e, principalemente por seu alto poder de antecipação, fôlego e velocidade. Nota 8. Alguém se lembrou ou notou que Henrique ficou fora? 

Nota 8, também, para o futuro cristo palmeirense, Marcelo Oliveira, cotadíssimo para a sucessão de Márcio Araújo, por jogar para o time e pensar mais no time do que nele próprio. 

Enquanto o time vencer ele será elogiado pelo seu futebol de doação e pragmático, mas a partir do momento em que o time perder, sou convicto de que ele terá a mesma sorte de Araújo.

Por último, o craque do jogo, Wendell, nota 8,5!

Atuação soberba e surpreendente de um jogador diligente, lutador, aplicado e focado no jogo, que defendeu e apoiou com perfeição, cruzou com perfeição, e, na nova sistemática de jogo de Kleina, desferiu vários chutes certeiros de média e larga distância que por pouco naõ se tra nsformaram em gol.

QUE VENHAM, AGORA, OS BAMBIS, MAS QUE VENHAM QUENTES PORQUE LÚCIO, VALDÍVIA E O TIME DO PALMEIRAS ESTÃO FERVENDO!

C-O-M-E-N-T-E 

NA TV

 


Excelente a transmissão do Premiere, com Odiney Ribeiro e  Luiz Ademar.

Odiney respeitou o telespectador e narrou o jogo "em cima da bola", limitando-se em identificar os jogadores e evitando inúteis cacos e comentários impertinentes!

Luiz Ademar respeitou o time, mas só vai ganhar um 10 se quando comentar um clássico o fizer da mesma forma que fez ontem, respeitando o Palmeiras!

GLOBOLIXO:

Prefere mostrar um jogo do CU-rintia no pau do mamoeiro, a narrar o "choque-rei" entre os dois grandes que lideram o Paulistão.

O IBOPE se desmoraliza cada vez que anuncia a liderança global nos horários de futebol. Falo, evidentemente, da matriz.

A Globo, matriz, não tem um único narrador superior ou que se equipare a Jota Júnior, Milton Leite, Luis Carlos, o carioca, Nivaldo Prieto ou qualquer outro. 

Seus comentaristas, todos ex-jogadores, são suspeitos perante a opinião pública, na medida em que se identificaram com camisas de clube. 

E as redes de tv, todas, imbecilmente, correm atrás de ex-atletas, a maioria semianalfas e milionários que já tomaram conta do vídeo em detrimento dos verdadeiros jonalistas, porque uma rede e um canal imita o outro e todos, à Globo! 

Como são idiotas esses diretores de TV atuais que acabaram com a qualidade da televisão esportiva e, principalmente, com os profissionais da área! Mas o dia deles, também chegará! 

Que Palmeirense ou santista pode acreditar em Casagrande, em Caio Vaselina ou em outros que não mudam nunca a linguagem e se repetem o ano inteiro com os mesmos argumentos e visões de jogo!

Em razão disso, qualquer jogo que a Globo estiver exibindo em concorrência até com seus próprios canais alternativos, ela estará sujeita a perder a audiência.

O Ibope brinca de pesquisar quando informa que em jogos transmitidos pelo Messi da narração em TV, Luciano do Vale, que a Globo, com os seus argumentadores tipo Kléber Machado, que fazem tudo e falam tudo sem se preocupar com a narraçãoi dos jogos, tem mais audiência do que a Band

A prova do que eu digo? 

Com um departamento competentíssimo (A Band sempre teve os melhores profissionais da área, embora a imagem que fica seja que os melhores são sempre da Globo), a Bandeirantes manda imagem e não consegue mandar som de Sorocaba a São Paulo. 

Enquanto isso, as transmissões globais chegam redondíssimas!

Interessante que isso acontece, na maioria das vezes, sempre quando a narração da Band será de Luciano do Vale.

Alguém sabe o motivo?  (AD)

Marcadores: