Observatório Alviverde

10/08/2019

O ASSUNTO É VALDIVIA, O ORIGINAL!


O Palmeiras encheu-se de flechas (atacantes) mas, ao menos até agora, não teve arco (um meia armador criativo) para lançá-las em direção aos alvos rivais.


Em razão disto:


EU
que perdi as esperanças em relação a Lucas Lima, no esquema de Scolari... 

EU 
que duvido que Rafael Veiga possa realizar esse papel com a técnica, a autoridade e a classe que o Palmeiras exige e merece... 

EU 
que nunca acreditei nesse projeto de jogador chamado Hyoran, que até agora não saiu do projeto...

EU
Que tenho a esperança de que o versátil Gustavo Scarpa assuma esse papel dando ao Palmeiras a condição de profundidade no ataque e as assistência nos gols de que o time tanto necessita, perco-me a pensar por que o Palmeiras não contratou um meia armador!

Ontem, porém, envolveu-me uma surpresa. Agradável, por sinal!

Notícias procedentes de Santiago do Chile informam que Valdívia está deixando o Colo-Colo e em processo de negociações para o seu retorno ao Palmeiras como um possível reforço para a última posição que o Palmeiras tem a descoberto, a meia de ligação.

De minha parte, conhecendo Mattos como conheço, d-u-v-i-d-o que ocorra e que ele sequer abra negociações com o chileno.

Além da antipatia cronificada que sempre manteve em relação ao Mago, Mattos, certamente, está considerando alguns eventos negativos que marcaram a derradeira passagem do chileno pelo Palmeiras.

Entre eles destaque-se a misteriosa viagem para a Disneylandia, a contratação de um médico cubano para tratamento de contusão, desqualificando o corpo médico palmeirense, tanto e quanto as suas seguidas contusões e cartões que o fizeram ficar sempre muito mais fora do que propriamente dentro de campo.

Segundo os cronistas retrospectivos, em sua última passagem pelo Verdão, entre 2010 e 2015 Valdívia esteve em campo 241 vezes em 338 partidas, ficando ausente de 97 jogos do Verdão.

Essas 97 ausências não foram decorrentes apenas de contusões (39) , mas de convocações para a Seleção do Chile, cartões, expulsões e opção do treinador (58).

Total percentual das atuações de Valdívia, 43,7%.

No entanto há que se registrar uma indesmentível verdade. 

Toda a vez que entrou em campo Valdívia constituiu-se em um dos principais jogadores do time tendo jogado machucado ou fora de suas melhores condições várias vezes para ajudar a salvar o Palmeiras do rebaixamento em 2014.

Quem não se lembra que ele foi decisivo nas vitórias contra Botafogo (1 a 0), Grêmio (2 a 1) e Bahia (1 a 0) que livraram o Palmeiras do descenso.
 
Apesar de toda a celeuma e até de uma ação judicial do pai dele contra o Palmeiras (informaram-me que já resolvida ), Valdívia nunca escondeu sua vontade de retornar e encerrar a carreira no Verdão.

Entretanto a diretoria alviverde sempre fez ouvidos de mercador aos pronunciamentos, aos apelos e aos recados subliminares do jogador, hoje um fanático torcedor palmeirense apelando para voltar, fingindo nada ouvir e nada entender. 

De minha parte, apesar dos múltiplos apelos da torcida, a diretoria não dará, sequer, resposta às reivindicações daqueles que gostariam de ver o mago outra vez vestindo a camisa alviverde.

Embora não proclamem publicamente, internamente, os dirigentes palmeirenses descartam completamente a contratação do Mago. 

Há quem diga que se Lucas Lima for negociado com algum time da China ou da Europa abrirá uma vaga no elenco e poderá facilitar-lhe a contratação.  

Entendo como furada essa informação, um verdadeiro balão de ensaio, porque o Palmeiras tem vários jogadores medianos que não estão sendo escalados por Scolari que poderiam,  ser negociados se houvesse necessidade de criar uma vaga para a contratação de Valdívia.

O fato é que, caso queira, Valdívia já pode assinar pré-contrato com qualquer equipe. 

Seu contrato com o Colo Colo termina em dezembro e como os chilenos não estão interessados na renovação, o jogador ficará livre no mercado.

Colocados os prós e os contras, você considera que o Palmeiras deveria contratar Valdívia?

COMENTE COMENTE COMENTE