Observatório Alviverde

06/08/2015

MARCELO X LUXA, UM DUELO À PARTE NOS TRÊS ENCONTROS PALMEIRAS X CRUZEIRO DAS PROXIMAS SEMANAS!


  Image result for DUELO
 DUELO DE MESTRES! MARCELO X LUXA!


Cruzeiro e Palmeiras se encontram domingo, 09/08, às 16 H, no Mineirão, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro.

Será a primeira das quatro partidas que terão pela frente, três das quais em futuro bem próximo. 

Na quarta-feira, 19/08, às 22 H, reencontram-se no Allianz Parque, no jogo de ida da Copa do Brasil.

O jogo de volta ocorrerá na semana subsequente, dia 26/04, no Mineirão, também às 22 Horas.

Aliás, nos dois jogos da Copa do Brasil, não haverá a presença da TV aberta, leia-se Rede Globo para o estado de São Paulo e para o Brasil, exceção, talvez, para Minas Gerais, região de Belo Horizonte. 

Apenas os canais a cabo, transmitirão o evento, com a grande vantagem de que a maioria de seus  narradores não coloca olho gordo ou peso no Verdão (digam vocês o que quiserem mas acredito nisso) e são muito mais agradáveis aos ouvidos palmeirenses.

O quarto e último encontro dos dois maiores times brasileiros de sotaque italiano, ocorrerá quase no fim do ano, em Sampa, num domingo,  22/11, na 36ª rodada do Brasileiro.

O aspecto preliminar mais importante dos Palmeiras x Cruzeiro aos quais vamos assistir é que os dois times vão duelar comandados  por treinadores que fizeram parte da história recente do rival.

Luxemburgo conquistou pelo Verdão, o bicampeonato brasileiro, o bi legítimo de dois anos consecutivos (1993 e 1994), não aquele de anos esparsos inventado convenientemente por Galvão Bueno para enaltecer clubes duas vezes campeões em anos distantes.

Marcelo conseguiu repetir a façanha de seu colega de Seleção porém, como técnico do Cruzeiro, levando o time mineiro ao bi-brasileiro legítimo de 2012 e 2013. 

O primeiro duelo pela Copa do Brasil, será travado no Allianz Parque e o de volta na semana seguinte, no Mineirão. 

O jogo de domingo próximo, valerá, literalmente, como um aperitivo do confronto, pois a partir de 09/08 está liberada a venda de cerveja no Mineirão nos dias dos jogos. 

Um aspecto importante dessa disputa, será o desafio particular entre Marcelo e Luxa, (eles sabem que o caminho mais curto para disputar a Libertadores é a Copa do Brasil) cujas ligações profissionais estão intimamente ligadas aos dois clubes.

Luxa é o passado do Palmeiras e o presente do Cruzeiro, na mesma medida em que Marcelo é o passado do Cruzeiro e o presente do Palmeiras.

Vanderlei era o treinador do Palmeiras, quando o Verdão foi derrotado pelo Cruzeiro na decisão da Copa em 1996. 

Dois anos depois foi derrotado, novamente, pelos mineiros à frente, não do Palmeiras, mas do Corinthians, nas quartas de final da competição.

Entretanto, em 2003,  sagrou-se campeão em cima do Flamengo. Seu cartel na Copa do Brasil indica que Luxa participou de 16 edições da Copa do Brasil, ganhando um título e ficando duas vezes em segundo lugar.

Marcelo tem um histórico de ótimas participações na Copa do Brasil, embora falte-lhe o essencial, isto é um título. 

Foram quatro participações nas quais MO foi três vezes finalista, ficando, apenas com vice-campeonatos. Aconteceu ao tempo em que ele dirigia o Coritiba (2011 e 2012) e, também, em 2013, quando, dirigindo  o Cruzeiro, perdeu a decisão para seu arquirrival, o Atlético. 

Coincidentemente o seu segundo vice campeonato ocorreu quando o Coxa disputou as finais da Copa do Brasil justamente contra o Palmeiras, dirigido, à época por Luiz Felipe Scolari, que ganhou em São Paulo e empatou em Coritiba, gol de Betinho. 

Segundo os estatísticos, é esta a relação entre Luxa e Marcelo no que se refere à Copa do Brasil:

Luxemburgo:
Participou 16 vezes da competição e disputou 94 jogos.
Ganhou 58, empatou 21 e perdeu 15 vezes.
Ganhou o título com o Cruzeiro em 2003.
Foi vice-campeão com o Palmeiras, em 96 e Cu-rintia em 2001.
Chegou às semifinais com o Fla em 95 e 2014 e Grêmio em 2012.
Foi eliminado nas quartas de final com o Palmeiras em 93 e Fla em 2011
Foi eliminado nas oitavas com o Flamengo 1994, Santos 1997, Corinthians 1998, Santos 2006, Palmeiras 2008, Atlético 2010 e Fluminense 2013
Foi eliminado na primeira fase com o Palmeiras em 2002
 Seu aproveitamento é de 69%.

Marcelo Oliveira:
Participou 4 vezes da Copa do Brasil, com um total de 31 jogos.
Ganhou 19, empatou 5 e perdeu 7 vezes.
Chegou 3 vezes às finais, Coritiba 2011, Coritiba 2012 e Cruzeiro 2014.
Foi eliminado nas oitavas de final com o
Cruzeiro em 2013.

Cruzeiro 2013
Seu aproveitamento na Copa do Brasil 66% de aproveitamento na Copa do Brasil.

DETALHE HISTÓRICO:
Vanderlei Luxemburgo e Marcelo Oliveira jogaram na Seleção Brasileira de Novos tendo atuado juntos no Torneio de Cannes, em 1973. 

Decorridos quarenta e dois anos, se reencontram e se enfrentam em três jogos entre Cruzeiro e Palmeiras um pelo brasileiro e dois, de vida ou morte, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

QUEM LEVARÁ A MELHOR NESSE DUELO?

COMENTE COMENTE COMENTE