Observatório Alviverde

28/03/2018

A FALTA QUE BORJA FAZ !


  
No último Palmeiras x Santos, semifinal do Paulistão, nem é preciso dizer que Róger Machado foi superado por Jair Ventura no quesito tática.

Era inconcebível, para um time que detinha a vantagem na decisão, levar gols em contra-ataques. 

E, no entanto, o Palmeiras, mais do que um, levou dois.

Com tudo e apesar de tudo, menos mal que o time conseguiu passar às finais do Paulistão por sua maior competência nos pênaltis. 

O que me preocupou no jogo de ontem, muito mais do que as tantas hesitações e domingadas de uma zaga imberbe, inexperiente e, ainda, em processo de maturação ou de um meio de campo que poucas vezes conseguiu sair jogando com eficiência, foi a ausência de força ofensiva por parte do Palmeiras.

Embora a estatística do jogo tenha revelado que o Verdão finalizou 17 vezes, contra apenas 4 do Santos, fato é que o ataque palmeirense muito mais errou do que acertou.

Dando tratos à bola sobre o porquê de o Palmeiras não ter rendido, do ponto de vista ofensivo, satisfatoriamente nas duas decisões contra o Santos, chego à conclusão que, por incrível que pareça, o "grosso" Borja está fazendo muita falta!

Parece até incoerência de nossa parte mas a ausência de Borja tira muito do poder de fogo e finalização do ataque palmeirense.

A simples presença física do colombiano perturba as defesas adversárias e as confunde, tanto e quanto proporciona ao Palmeiras muito mais efetividade e poder de finalização no chamado jogo aéreo, importantíssimo, do qual o Palmeiras teve de abdicar nos dois jogos contra o Santos, pela ausência de atacantes de maior estatura.

Borja, pelo que apresentou até agora no Palmeiras, não é, exatamente, o centroavante de meus sonhos, mas, na atual conjuntura do elenco palmeirense, é um jogador que tem a sua importância tática digna de ser avaliada.

Além de voltar para ajudar a defesa como elemento importante no jogo aéreo defensivo, se o técnico optar por mantê-lo enfiado, ele consegue segurar, sempre, dois zagueiros adversários em seus respectivos campos defensivos.

Há que se considerar, também, a presença de área de Borja, nas tabelas curtas ou nas jogadas de antecipação aos beques, tanto e quanto o seu trabalho de pivô, de costas para a defesa, para a penetração de quem vem de trás.

Concordando ou discordando deste velho escriba, eu gostaria que cada um apresentasse as suas razões e opinasse em relação a Borja.

Você acha, realmente, que Borja está fazendo falta?

COMENTE COMENTE COMENTE   

PALMEIRAS DECIDE CONTRA O CURICA!
É o adversário que você preferia que o Verdão enfrentasse?
Eu, particularmente, gostei.
Sempre foi mais fácil decidir com o Curica.
Ademais, o campeonato fica muito mais gostoso quando ganho em cima do Curica!
E você? (AD)

IMPORTANTE
Apesar de uma ou outra "pisada na bola" estou satisfeito com o nível das participações de todos em nossa última postagem. 
Em reconhecimento, não retirarei nenhum comentário, mesmo alguns que me desagradaram, muito poucos, aliás.
Apreciaria muito que todos mantivessem o bom nível de ontem em relação à postagem de hoje. (AD)