Observatório Alviverde

29/08/2019

VOCÊ DISPENSARIA SUMARIAMENTE MATTOS E FELIPÃO OU ESPERARIA ATÉ O FINAL DO BRASILEIRO?



A maior organizada palmeirense, a Mancha, publicou ontem na Internet, severas críticas ao presidente Gagliotte, e, principalmente, ao diretor de futebol Alexandre Mattos.

Gagliotte foi chamado de fraco e Mattos de picareta e pilantra que estaria usando o Palmeiras para enriquecer e aumentar o próprio patrimônio.

Concordo com muitas críticas a Mattos, tanto e quanto com o fato de ter esse dirigente contratado mal a maior parte dos jogadores que ajustou para a temporada, ressalvadas exceções.

No entanto entre afirmar que ele agiu de má fé e usou as contratações em próprio benefício, sem que exista nenhuma prova robusta desses atos, é, em minha maneira de analisar, mais do que maldade, uma imensa irresponsabilidade e absoluta falta de respeito ao próximo.

De fato, a maioria absoluta das últimas contratações efetivadas por Mattos pode ser classificada como ruim e entre elas ressalte-se as últimas de Henrique Dourado, de Felipe Pires (já negociado) e de Carlos Alberto em quem ainda deposito alguma esperança de que venha a vingar pelo que vi desse jogador no Goiás no ano passado.

Ao Palmeiras, vergonhosamente desclassificado das semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, resta, agora, apenas e tão somente, o Campeonato Brasileiro onde, apesar dos pesares, as chances do Verdão, por incrível que pareça, ainda são bastante acentuadas.

De minha parte, eu que defendi a permanência de Scolari até onde foi possível, devo dizer-lhes que como estamos chegando a um final de ciclo, conversaria com ele e procuraria um desfecho pacífico para o contrato vigente entre as partes e diria ao treinador. Foi bom enquanto durou!

Afirmar peremptoriamente que Felipão foi nocivo ao Palmeiras é uma criancice, uma bobagem do tamanho daquelas que chamam Mattos de ladrão e o acusam de estar lesando o clube no desfecho das contratações pegando verbas por fora.

Quem está ou esteja em gozo perfeito de todas as suas faculdades, só tem mesmo a agradecer Felipão, abraçando-o com os seus erros e com os seus acertos, com os seus erros e suas virtudes.

Quando o Palmeiras desfrutava de uma situação invejável no cenário esportivo do ano e batia recordes de invencibilidade, poucos reconheciam e consideravam  o trabalho do gaúcho.

Erros, reconheço, existiram, mas quem é que não erra? Atire a primeira pedra, se for capaz!

Aí vêm os mesmos caras de sempre, aqueles que batem no peito e arrotam: 
"Eu disse antes que iria perder". 

Se mal pergunto, vocês já os viram afirmar alguma vez que acreditavam no Palmeiras em uma única oportunidade que fosse?

Tá mais na cara do que bigode que um time que disputa uma Libertadores, direta ou indiretamente disputará o título de um campeonato com 47 (quarenta e sete participantes).

Significa, em última análise, que apenas 1 (um) entre 47 (quarenta e sete) será o campeão. É mole? O sujeito, então, tem 46 perspectivas de acertar contra uma do clube, se ganhar. Com açúcar até jiló fica doce...


Na Copa do Brasil são 91 (noventa e um) participantes para que se tire um único campeão. É muito fácil afirmar antes que vai perder. Até meu sobrinho de três anos já sabe disso.

No Brasileiro são 20 (vinte participantes) sendo que 10 (dez) têm condições iguais de brigar pelo título.

Criar antipatia pelo treinador e pelo trabalho que realiza é fácil. 

Dizer "eu falei antes" é bobagem porque é sempre antes que eles falam mesmo, como aves de mau agouro, torcendo, sempre, muito mais para que suas opiniões e filosofias deem certo do que propriamente pelo Palmeiras. 

Infelizmente tem sido assim lá no Palmeiras.

Em relação à Mancha, a organizada elogia Dudu e o coloca na condição de um atleta que dá o sangue em campo mas que não é decisivo porque ninguém o ajuda a decidir.

Da mesma forma a organizada publica que Lucas Lima, Deyverson, Diogo Barbosa, Antonio Carlos, Edu Dracena, Marcos Rocha, Jean, Matheus Fernandes, Borja, Carlos Eduardo, Pires e Artur Cabral, isto é, 12 atletas, ganham muito e não correspondem dentro de campo. 

A organizada afirma que Mattos ainda deixou como legado ao treinador Deyverson, Zé Rafael e Rafael Veiga e que essa lista aumenta quando se considera que Hyoran, Jailson, Luan, Thiago Santos e outros são igualmente medianos ou abaixo dessa condição.

Você, particularmente, dispensaria sumariamente Mattos e Felipão?

Ou, simplesmente, esperaria até o final do Brasileiro?

Manteria Felipão para 2.020?

COMENTE COMENTE COMENTE


Lucas Lima, Deyverson, Diogo Barbosa, Antonio Carlos, Edu Dracena, Marcos Rocha, Jean, Matheus Fernandes, Borja, Carlos Eduardo e Arthur Cabral.... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2019/08/28/mancha-verde-faz-lista-de-dispensa-ataca-galiotte-e-detona-mattos.htm?cmpid=copiaecola
Lucas Lima, Deyverson, Diogo Barbosa, Antonio Carlos, Edu Dracena, Marcos Rocha, Jean, Matheus Fernandes, Borja, Carlos Eduardo e Arthur Cabral.... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2019/08/28/mancha-verde-faz-lista-de-dispensa-ataca-galiotte-e-detona-mattos.htm?cmpid=copiaecola