Observatório Alviverde

29/05/2010

COMENTE OS COMENTÁRIOS DA POSTAGEM ANTERIOR. E MAIS: PALMEIRAS 0 X 0 GRÊMIO, REPETIU-SE O VÍDEO-TAPE. QUEM NÃO TEM ATAQUE E HOMENS DE ÁREA, NÃO GANHA DE NINGUÉM!

Para começar, vamos ver o que cada um dos comentaristas falou na última postagem e que merece destaque. Embaixo, a análise do jogo.
COMENTÁRIOS DO CÉSAR
O anônimo que participou, que depois deixou até nome e e-mail, o César, protestou. Disse que estamos exagerando nas cobranças contra a Mancha e que quem faz onda e não apóia o time é a turma do amendoim. Ele diz que a torcida  tem mais é que protestar mesmo e que o preço de ingressos praticado pelo Palmeiras é abusivo. Que quando a uniformizada faz festa e o time está bem, todo mundo aplaude, mas que é só perder que todos a atacam. Que prefere pagar muito a Scolari, Valdívia, Cléber e outros jogadores identificados com o Palmeiras do que testar jogadores que estão pensando só em dinheiro. Que a dispensa de Diego Souza foi ótima porque ele some em decisões.
COMENTÁRIOS DO MESTRE DOS MAGOS
Ele considerou que o comentário do Editor sobre críticas a Gabriel Silva fosse dirigido a ele (NÃO ERA) e disse que não é contra o aproveitamento da base, mas que a  garotada não tem condições psicológicas de assumir a camisa do time principal. Afirma que sua posição não é falta de paciência, mas uma constatação. Que ele espera possam os garotos virem  a ser aproveitados quando o time estiver estruturado e der cobertura a quem entrar. Ele sugere que se o palmeiras subisse uma espinha dorsal completa da base, poderia dar certo e cita vários jogadores com capacidade para tal, como Ramos, Maicol, Gilcinho e Patrick. Ele insiste, por fim, que o Palmeiras tem de trabalhar mais a cabeça da boleirada, para que possa aproveitar mais jogadores, porque, se não fizer, terá rasgado dinheiro.
COMENTÁRIOS DO NEY VERDE
Ney começa o comentário afirmando que nem jogadores rodados conseguem se firmar no time e que os meninos da casa, se lançados, poderiam sentir. Ele também advoga a entra de um time com a espinha dorsal formada pelos jovens, para que tudo dê certo. Ele concorda que a contratação do Cléber é um cala-boca à mancha e  prefere que os esforços sejam feitos sobre Valdívia. Diz que Felipão Cléber e Valdívia sói são assuntos quando o time perde.
COMENTÁRIOS DO OCEANO AZUL
Ele diz que a "tragédia" da relação do time com a turma do amendoim só revela a tragédia de outro erro em curso. E critica a terceirização que, no entender dele é um dos maiores males que afligem o clube. E fala que os espaços para lançamento de jogadores estão preenchidos por jogadores da Traffic que não deram certo. Ele quer o aproveitamento da garotada, a construção da Arena e eleições diretas no clube, já.
PEDRO PAULO
Concordou com o Oceano e protesta pelo que ele chamou de o Palmeiras ter virado um balcão de negócios.
MARCELO
Afirma que Vagner Love só levou a discórdia a todos os times pelos quais passou, o Flamengo, inclusive.
AVERSA
Gostou da frase do editor que diz que o Corinthians é menor do que a sua torcida, critica nas entrelinhas o Turco e diz que os correligionários  dele ficaram forçando a Parmalat a sair do clube. Afirma que Felipão, Cléber e Valdívia são unanimidades no Palmeiras e acha que o time tem duas opções: Contratar essas unanimidades e formar um grande time, ou partir para uma renovação utilizando a base, com a diretoria usando de franqueza e dizendo que a torcida terá de esperar por títulos, ao menos por dois anos. Cita como estranhos o vazamentos de informações confidenciais e sigilosas. Fala da diferença entre os diretores bambis e os palmeirenses e que os bambis, mesmo na oposição, trabalham contra os outros candidatos e não contra o clube. Inocenta a diretoria pela não contratação de Cléber, quando de sua saída.
PALMEIRAS 0 X 0 GRÊMIO
Mas quem não sabia que íamos nos enroscar em um adversário enjoado, que joga na retranca e que veio disposto a empatar? Só o Cipullo, o Beluzzo que continuam afirmando teimosamente que o elenco é bom. Como é que pode ser bom um elenco que não tem atacantes? Ou eles dizem isso para justificar o erro das contratações dos superados Ewerthon e Lincoln (ao menos pelo que mostraram até hoje)  contratados na Europa (como exigem os apedêutas de nossa torcida) a peso de ouro?
O time, hoje, foi igual, rigorosamente igual ao que se viu anteriormente, exceção feita ao jogo com o Grêmio em que aproveitamos os espaços deixados pela forma ofensiva de atuar dos sulistas.
Fechado atrás, defesa exageradamente cercada por volantes de contenção, pouca ou nenhuma conectividade do meio de campo com o ataque, falta de aproximação dos que vêm de trás, raríssimas jogadas dos laterais, falta de pontaria nos chutes  a média e longa distância, desperdício total nas cobranças de falta, ausência total de atacantes e de boas jogadas de área e etc..
Salvaram-se da vala comum Marcos, Maurício Ramos, Danilo e Marcio Araújo. Fora esses, ninguém conseguiu ter uma atuação acima do razoável, embora tenha que se frisar o empenho, a disposição e a vontade mostrada pela rapaziada. Mas isso é muito pouco, insuficiente para que se ganhe os jogos. Quanto mais para ganhar títulos...
Precisamos, agora,  acertar o time ofensivamente. Na porta da cozinha, estamos bem, mas do meio campo pra frente deixamos muito a desejar. Não acreditem que Lincoln seja a solução para o meio-campo, pois não é. Tampouco Ewerthon e Vinicius são as soluções para o nosso ataque.
No caso específico de um homem de área, defendo a contratação, sim, de um jogador formado e experiente, mas não não há ninguém dando sopa por aí. Só Washington, mas o São Paulo não deve cedê-lo ao Palmeiras porque sabe que ele pode acertar o ataque do adversário. Quem sabe a recusa de Seraphin Del Grande em denunciar o episódio da bomba, no Morumbi, isentando de qualquer culpa a diretoria dos bambis, esteja ligada à perspectiva dessa contratação?
Eu tentaria a fórmula de dois garotos, colocados simultaneamente, isto é, numa substituição completa do setor, e creio que assim teríamos boas perspectivas de acertar.Os velhotes cobram demais os jogadores mais novos e os impedem de jogar com personalidade. Ninguém arrisca nada pois fica cm receio de retaliações dos mais velhos. Por exemplo: eu tentaria Paulo Henrique junto com Bruno Paulo, Paulo Henrique com Vinicius ou Vinicius e Bruno Paulo.
Em minha maneira de ver, Bruno Paulo é, disparadamente, o nosso melhor atacante, mas o Palmeiras é o único clube do mundo que contrata jogadores e não os coloca para jogar. Por quanto tempo conseguiram esconder o Valdívia? Vocês se lembram?  Estão fazendo o mesmo com o Bruno Paulo, que é muito mais talentoso e amadurecido do que o Vinícius e do que o Paulo Henrique.
Foi mais um resultado negativo do Palmeiras. Empatar dentro de casa contra um clube pequeno e limitado como o Grêmio, não é um bom sinal. É muito preocupante, Menos mal que não perdemos. Mas, enquanto não acertarmos o nosso setor ofensivo vamos continuar amargando maus resultados e grandes decepções. Mais uma vez quem tem que se pronunciar é nossa diretoria.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO SOBRE QUALQUER TEMA.