Observatório Alviverde

22/03/2026

PALMEIRAS DEU UM SHOW NO CHOQUE-REI, MAS RECUOU, NOVAMENTE, E PASSOU APERTADO !!!

Outra vez, mais uma vez, o Palmeiras sofreu em campo sem a menor necessidade, em um jogo no qual mostrou total superioridade em relação ao adversário, o SPFC.

A diferença entre os times, notava-se claramente, era abissal. Como decorrência disso, o Palmeiras, logo de cara, após se impor em campo e criar sucessivas situações de ataque através de um toque de bola refinado, com autoridade, como no tempo de Ademir da Guia, estabeleceu 1 x 0  logo aos 5 minutos sem que o adversário visse, sequer, a cor da bola. 

Entretanto, muitos não acreditaram, voltou a ocorrer, ontem, o mesmo fenômeno de jogos anteriores que poucos previram (eu previ) , tantos não conseguiram ver (eu vi), da queda de produção do time após o gol de Arias, com o qual o Verdão abriu o placar.

O time palmeirense, novamente, recuou todinho, plantou-se à frente de sua área defensiva e, teoricamente, parecia se movimentar apenas à espreita de um lance ou de um erro  dos são-paulinos para "matar o jogo" e garantir o resultado. Isso, porém, não aconteceu!

De uma hora pra outra, como num passe de mágica, o São Paulo se transformou e  cresceu nas quatro linhas. Se não conseguiu criar situações efetivas, de gol, criou situações relativas, mas sempre assustando a torcida palmeirense.

De minha parte eu lhes digo que exclusivamente em razão de dois fatores o Palmeiras não sofreu gols ontem à noite contra a banbizada: primeiro,  em razão da categoria do time e da excelência de seu setor defensivo, disparadamente o melhor do Brasil, que parece, agora, ter se encontrado e complementado com a volta de Giay.

O segundo, pela falta de lastro técnico  e capacidade do time tricolor, principalmente de seu ataque.

Ontem, todos os defensores palmeirenses mereceram uma nota  acima da média, porque estiveram taticamente perfeitos. No entanto, do meio  campo para a frente o Palmeiras só teve atacantes em duas ou três situações de alguns contra-ataques.

Aliás, diga-se de passagem, e acrescente-se exatamente o que escrevo porque é muitíssimo importante. 

Do lado do Palmeiras sobraram "máscaras", necessidade de protagonismo e exposição de alguns jogadores pelas vitrines de seus egos. 

Querem que eu os nomine? Ei-los: Flaco Lopes, Maurício, Árias, Allan e aqueles que sempre procuraram  o drible e a jogada pessoal, em detrimento do sentido coletivo do jogo, perdendo a bola e até vários gols, prejudicando muito o time. 

O fato é que Abel, ontem, também merece observações, porque, a partir do gol marcado, colocou todo mundo para defender e optou (outra vez, mais uma vez) por não perder o jogo antes de ganhá-lo. 

De qualquer forma, o Palmeiras venceu, festejemos, e isso é o mais importante, pois se o time exibiu um futebol de time campeão ao mundo até por volta de 10 ou 15 minutos do 1º tempo, mostrou, também e a um só tempo, que tem estofo e qualidade. 

Só que, a partir do momento em que recuou suas linhas, caiu no  marasmo e transitou pela vala comum dos times cujos técnicos adoram jogar na retranca.

Nunca se esqueçam que jogar assim em 2025 foi a ruína palmeirense. Meninos, eu vi! 

COMENTE COMENTE COMENTE